A Roda do Ano | Sabaths e Esbaths

Hell-o esquisitas e estranhas do meu negro coração!!
Tudo bem com vocês? Espero que sim!!
Hoje venho trazer um post sobre paganismo/bruxaria. Quero apresentar a vocês a Roda do Ano.


A roda do ano é conhecida como o calendário pagão. Os antigos, viam o tempo de forma circular e não linear como nós hoje em dia. Para eles a vida era um ciclo de nascimento-morte-renascimento, por assim dizer. Esse calendário baseia-se não só no ciclo solar, mas também no ciclo lunar, que hoje em dia é completamente ignorado.

Essa roda, marca os grandes festivais sazonais (equinócios e solstícios), denominados SABBATS/SABATHS/SABÁS. Esses festivais são as passagens das estações ao longo do ano e cada uma delas, representa uma fase do ciclo da vida. Ao total existem 8 sabaths: Samhain, Yule, Imbolc, Ostara, Beltane, Litha, Lammas e Mabon.
Todos os sabaths são festivais solares e denominam a fase em que o Deus se encontra, nesse ciclo infinito da vida.

Samhain - Ano novo Celta / Noite dos mortos
Yule - Solstício de inverno
Imbolc - Festa do fogo / Noite de Brigit
Ostara - Equinócio de primavera
Beltane - Fogueira de Belenos / Festa da primavera
Litha - Solstício de verão
Lammas - Festa da colheita
Mabon - Equinócio de outono

E quando ocorrem essas festividades?
Existe a diferença de datas entre os hemisférios, afinal nossas estações são em épocas diferentes do ano. Vou colocar aqui pra vocês os dois calendários, mas nas próximas postagens, farei seguindo a roda sul, afinal, estamos no hemisfério sul e não seria muito lógico comemorar o verão, quando estamos no inverno e vice-versa. Acho que assim, ficará mais fácil vocês entenderem o que quero passar. ;)


Como eu disse anteriormente, esse calendário pagão, baseia-se também nos ciclos lunares. Os festivais lunares são conhecidos como Esbaths. Cada fase da lua, representa a fase em que a Deusa se encontra, no ciclo infinito da vida. Os esbaths são festivais menores, mas não menos importantes. Eu particularmente não comemoro todas as passagens da Lua, afinal temos várias ao longo do ano. Acho que cabe a cada um, escolher a melhor forma de comemorar esses momentos. Eu, sempre comemoro as entradas de lua cheia, pois são momentos de grande força e energia, mas como eu disse, isso fica por conta de cada um.


Os sabaths e esbaths são festivais onde celebramos os Deuses com igualdade, não existe diferença entre eles, um não é melhor ou pior do que o outro. Simbolicamente e APENAS simbolicamente os sabaths correspondem ao Deus e os esbaths correspondem a Deusa. Isso não quer dizer que você não possa celebrar os dois a cada passagem.
Mais pra frente, falarei deles separadamente, quero fazer um post para cada um, falando mais detalhadamente e talz. Esse post é só uma prévia, quero me aprofundar mais em assuntos místicos aqui, pois é algo muito presente no meu dia-a-dia e quero compartilhar com vocês.

Então por hoje é isso!!
Espero que tenham gostado!!
Me digam o que vocês querem saber sobre o assunto, se vocês tem algum interesse específico e talz. Prometo atender aos pedidos e espalhar muito amor pagão por aqui... ♥
Dúvidas, sugestões, elogios e críticas, deixem nos comentários!!
Mordidas e até a próxima!! ♥

5 comentários:

  1. Amei né?
    Aprender sobre os sabbats,me ensinou muito a ver com outros olhos as estações,amar e apreciar a beleza e encanto de cada uma delas,até mesmo as estações que eu não gostava muito.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Eu quero mais posts assim *-*
    Quero mais amor pagão siiiiiiiiiiim!
    Que tu acha de em cada Sabath fazermos um post explicando aquele Sabath e como comemorá-lo? <3 Eu pilho muito, miga!
    Beijos!

    www.vultuspersefone.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Amei o post com mta força Su <3 <3
    Fico no aguardo dos próximos!
    Se n for pedir muito, mostra seu altar pra gente, como eu disse lá no grupo ainda não tenho meu altar, mas pretendo ter em breve, seria muito inspirador ver o seu cantinho <3
    bjão sua linda!

    ResponderExcluir
  4. Oi Su!!
    Seu blog é tão lindo, mulher! Sem contar q vc também é muito linda.
    Muito legal a maneira q você abordou o assunto, eu mesmo não conheço quase nada sobre o paganismo e adorei saber dessa roda do ano. Conhecimento nunca é demais, adoro esses assuntos!

    Já estarei aqui no seu blog sempre pra conferir suas postagens ^^

    Beijos
    theblackstorm.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que post lindo! Amei! ^^
    Eu adoro saber mais sobre assuntos místicos/pagãos. Apesar de não seguir nenhuma religião/crença/tradição ou coisa do tipo, eu tenho uma maior tendência por coisas místicas. Acho que ainda estou na fase de me encontrar nesse sentido.. ^^
    Já quero os próximos posts!
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixem aqui seus comentários, suas opiniões e críticas. Adoro ter esse contato com vocês. ♥